sexta-feira, 8 de junho de 2012

A proposta analítico-comportamental para o estudo do desenvolvimento: sugestões bibliográficas


Recentemente, eu me dei conta de uma tremenda falha no blog: eu ainda não havia postado sobre a proposta analítico-comportamental do desenvolvimento psicológico. Neste momento, estou justamente escrevendo sobre isso na minha dissertação. Assim que estiver pronta, eu divulgo. Por hora, parece interessante sugerir alguns textos importantes da área para aqueles que estiverem interessados no tema.

Sidney W. Bijou (1908-2009) e Donald M. Baer (1931-2002) foram, possivelmente, os mais importantes nomes no estudo do desenvolvimento comportamental. Além de influenciados pelas ideias de Skinner, eles também foram influenciados pelo interbehaviorismo kantoriano. Kantor sugeriu a existência de três estágios do desenvolvimento, baseados no tipo principal de interação que ocorre em cada um deles – ou seja, trata-se de uma classificação de natureza funcional. Os três estágios são: (1) estágio fundacional; (2) estágio básico; e (3) estágio societal. Vale a pena dar uma olhada na descrição de cada um nos livros de Bijou e Baer, ou nos livros do próprio Kantor. Como leitura básica, eu sugiro:



  1. Bijou, S. W.; & Baer, D. M. (1961). Child development, Vol. 1: A systematic and empirical theory. The Century psychology series. New York: Appleton-Century-Crofts. Esse livro passou por duas revisões, uma em 1978, outra em 1993. Foi traduzido para o espanhol e para o português.
  2. Bijou, S. W.; & Baer, D. M. (1965). Child development, Vol. 2: The universal stage of infancy. New York: Appleton.
  3.  Bijou, S. W.; & Baer, D. M. (1967). Child development, Vol. 3: readings  in experimental analysis. New York: Appleton.
  4.  Bijou, S. W. (1993). Behavior Analysis of Child Development. Reno: Context Press. Segunda revisão. Embora esse livro seja uma revisão do livro do item “a”, ele foi publicado sem a parceria de Baer. Até onde eu sei, ainda não foi traduzido para o português.

            Alguns artigos e capítulos de livros publicados por Bijou e\ou Baer também podem ser de interesse:

  1. Bijou, S. W. (1968). Ages, stages, and the naturalization of human development. American Psychologist, 23(6), 419-427.
  2.  Baer, D. M. (1973). The control of developmental process: Why wait? In: J. R. Nesseroade, & H. W. Reese (Eds.). Ufe-span developmental psychology: Methodological issues. New York: Academic Press.
  3. Bijou, S. W. (1975). Development in the preschool years: A functional analysis. American Psychologist, 30(8), 829-837.
  4. Bijou, S. W. (1979). Some clarifications on the meaning of behavior analysis of child development. The Psychological Record, 29(1), 3-13.

Há ainda publicações didáticas sobre a proposta analítico-comportamental que, embora não tenham sido escritas por Bijou e Baer, pautaram-se na concepção deles de desenvolvimento:

  1. Gewirtz, J. L.; & Peláez-Nogueras, M. (1992). B. F. Skinner’s Legacy to Human Infant Behavior and Development. American Psychologist. pp. 1411-1422.
  2. Schlinger, H. D. (1995). A behavior analytic view of child development. New York, Plenum Press.
  3. Novak, G. (1996). Developmental psychology: Dynamical systems and behavior analysis. Reno, NV, Context Press.
  4. Novak, G.; & Peláez, M. (2004). Child and Adolescent Development. Califórnia: Sage publications.

Para aqueles que quiserem mergulhar ainda mais no estudo do desenvolvimento, eu sugiro leituras um pouco mais avançadas:

  1. Kuo, Z. Y. (1967). The Dynamics of Behavior Development: An Epigenetic view. New York: Random House.
  2. Catania, A. C. (1973) The Psychologies of Structure, Function, and Development. American Psychologist, 28, 434-443.
  3. Richelle, M. N. (1993). Piaget and Skinner: Constructivism and Behaviourism. In: M. N. Richelle. B. F. Skinner: A Reappraisal. Hove: Lawrence Erlbaum Associates Ltd. pp. 75- 84.
  4. Bijou, S. W.; & Ribes, E. El desarrollo del comportamiento. México: Universidad de Guadalajara. Arrisco-me a dizer que, entre todos os livros que eu já li sobre o tema, este é o melhor! Trata-se de uma coletânea de textos críticos produzidos a partir das conferências realizadas no “Segundo Simposio Bienal sobre Ciencia de la Conducta”, na Universidade Nacional Autônoma do México, em 1992, com o tema “desenvolvimento comportamental”. O simpósio foi planejado para ser uma reunião acadêmica de alto nível que analisaria criticamente o desenvolvimento, incluindo-se apresentações de natureza conceitual, trabalhos de revisão empírica e artigos de carácter metodológico. É realmente muito bom! O livro também foi publicado em inglês, mas em formato reduzido.
  5.  Rosales-Ruiz, J. and D. M. Baer (1997). Behavioral Cusps: A developmental and pragmatic concept for behavior analysis. Journal of Applied Behavior Analysis, 30(3), 533-544.

Por fim, para aqueles que não leem em inglês, há um capítulo básico recentemente publicado: Vasconcelos, L. A.; Naves, A. R. C. X. & Ávila, R. R. (2010). Abordagem Analítico-Comportamental do Desenvolvimento. Em: Tourinho, E. Z. & Luna, S. V. (Orgs). Análise do Comportamento: Investigações históricas, conceituais e aplicadas. pp. 125-151.
Há ainda um excelente texto escrito pela Maria Amélia Matos e que vale a pena ser lido: Matos, M. A. (1983). A medida do ambiente de desenvolvimento infantil. Psicologia, 9(1), pp. 5-18.


Por enquanto é isso! :)

2 comentários:

  1. Ótimas sugestões. Estou começando os estudos nessa área agora, e a bibliografia vai ser de grande ajuda. Gostei muito do blog, continue escrevendo!

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  2. Valeu Tauane, você está ajudando muito e muita gente..rs!
    Obrigada!
    Fernanda

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