domingo, 13 de novembro de 2011

Existe aprendizagem antes do nascimento?

Quando começam as primeiras aprendizagens?
Por muito tempo, os psicólogos acreditaram que todos os comportamentos com os quais o bebê nascia independiam de aprendizagens anteriores. Apesar de algumas relações comportamentais de fato serem incondicionadas, hoje se sabe que a história de aprendizagem começa antes do nascimento.
Os dados indicam que o bebê já nasce predisposto a formar vínculo com a mãe ou com pessoas que estiveram por perto ao longo da gestação. Nas últimas semanas de gravidez, o feto humano possui os sistemas auditivo e olfativo formados. Com isso, cheiros e sons já chegam até ele. Claro que esses estímulos passam por alguma deformação em decorrência do meio aquoso em que o feto está envolvido. Metaforicamente, é como se ouvíssemos alguém chamando nosso nome enquanto estamos submersos em uma piscina. Ainda assim, as vozes que atingem o bebê no ambiente intrauterino e as vozes que são emitidas pela mãe guardam alguma semelhança.
A familiaridade com o estímulo é de suma importância: de acordo com os estudos, quanto mais os fetos são expostos à voz ou ao cheiro, melhor ele os identifica. Dessa forma, ao nascer, a criança se dirige com mais facilidade aos estímulos que já conheceu quando estava dentro da barriga de sua mãe. O vínculo entre os pais e o bebê fica, assim, facilitado.





Para saber mais: GEHM, T. P. . As primeiras aprendizagens com estímulos aversivos: considerações iniciais. Acta Comportamentalia, v. 19, p. ---, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário